Os forros têm a capacidade de transformar qualquer ambiente em um local mais bonito, confortável e aconchegante. Por isso, eles se tornaram peças vitais na composição dos mais variados estilos de projeto arquitetônico.
No mercado da construção civil, existem diferentes tipos de forros produzidos a partir de matérias-primas distintas. É muito importante conhecer cada um deles para fazer a escolha certa do modelo que proporcionará o melhor resultado ao acabamento da sua obra. Confira todas as opções aqui na Tumelero!
Os forros são estruturas arquitetônicas que servem para revestir a parte superior interna de uma edificação. Além do aspecto estético, eles são utilizados para fazer o isolamento (acústico e térmico) de ambientes e esconder projetos de iluminação embutida. De forma geral, os forros são encontrados nos seguintes modelos:
Sem dúvidas, os forros para teto em gesso são o formato mais procurado no mercado, porque são construídos a partir de um material muito versátil, que combina facilmente com vários estilos de decoração. Na maioria das vezes, eles são usados em projetos com rebaixamento de teto ou iluminação embutida.
O forro de gesso tradicional também é conhecido com o nome de “modulado”. Ele é formado por placas pequenas, que se encaixam lado a lado, para compor uma peça única. Já o outro tipo de forro em gesso é o “drywall”, que é composto por placas maiores, com revestimento em papel acartonado, fixadas em estruturas metálicas.
Os forros internos de madeira exigem um investimento maior na instalação e na manutenção da estrutura. Entretanto, esse é um dos modelos que mais valoriza a estética do ambiente, deixando-o bastante bonito e sofisticado.
Entre os forros produzidos dessa matéria-prima, o lambri é a variação mais conhecida, já que costuma ser aplicada na decoração de diferentes locais. Esse tipo de forro é fundamental para promover o isolamento acústico e térmico das edificações.
Para quem não deseja fazer investimentos altos nos forros de madeira, a melhor alternativa são os modelos feitos em bambu, que vem chamando a atenção no mercado por permitir a montagem de projetos sustentáveis e ecológicos.
Por ser extraído diretamente da natureza, esse material proporciona a criação de um ambiente aconchegante com ótimo isolamento acústico e térmico. Além disso, ele é muito simples e prático de instalar, dispensando até mesmo a pintura do local.
Já os forros de concreto são ideais para a construção de ambientes com estilo industrial, porque são muito sofisticados e modernos. Nesse formato, a ideia é aproveitar a estrutura da laje, deixando o concreto aparente na decoração.
Como esse tipo de forro tende a diminuir a luminosidade do cômodo, ele precisa ser acompanhado de uma iluminação apropriada, natural ou artificial, para evitar que o espaço fique escuro.
Os forros de PVC são a opção certa para quem está em busca de um produto de fácil instalação e boa durabilidade. O mais comum é encaixar as placas desse modelo entre si, sem a necessidade de outro acabamento para finalizar a obra.
No mercado, os modelos em PVC são encontrados em uma diversidade de formatos e estilos, que vão dos tradicionais forros brancos até as variações que imitam madeira e têm aspecto rústico.
Apesar de ser menos utilizado na atualidade, o forro metálico é uma alternativa bastante resistente e muito recomendada para ambientes em que existe a interferência constante da umidade, como banheiros e áreas de piscina.
Assim como os de PVC, os modelos metálicos possuem diferentes variações, indo de forros lisos a formatos com texturas personalizadas, para combinar com o estilo decorativo do cômodo. Outra vantagem desse tipo é exigir pouca manutenção.
Agora que já conhece os diferentes tipos e aplicações de forros, você está pronto para escolher um dos modelos oferecidos pela Tumelero. Na nossa loja virtual, não faltam materiais de construção de qualidade para você deixar a sua casa bonita e confortável. Continue navegando e confira as opções!
Carrinho