Muito mais que peças decorativas, tapetes e cortinas cumprem funções práticas nas casas. Enquanto os tapetes ajudam a delimitar espaços e oferecer conforto, as cortinas proporcionam privacidade, reduzindo ou bloqueando a passagem de luz e protegendo móveis e eletrodomésticos dos raios solares.
Além disso, as duas peças podem fazer muita diferença na hora que você for definir o estilo da sua casa. Por serem itens que não vão ser trocados com frequência, ambos devem combinar com o restante da sua decoração para criar o ambiente que você deseja.
Além de embelezar o ambiente, os tapetes para sala devem oferecer conforto. Por essa razão, procure os modelos mais felpudos e com formato quadrado para demarcar espaços e ajudar na organização do espaço.
Assim como na sala, os tapetes para quarto devem ser macios e confortáveis. Mas, nesse caso, busque modelos um pouco menores. Para quartos infantis, vale a pena apostar nos modelos antiderrapantes para evitar acidentes.
Ao invés dos felpudos, busque modelos mais fáceis de lavar. Em relação ao formato e tamanho, aposte em tapetes retangulares que combinem com a metragem da bancada da pia ou de uma mesa.
Devido ao espaço mais restrito no banheiro, esses são os menores modelos de tapete. Por se tratar também de uma área que fica constantemente molhada, é fundamental investir em modelos antiderrapantes ou de maior aderência.
A passadeira é um tipo de tapete mais comprido que você deve usar nas áreas de maior circulação, como corredores, halls de entrada ou locais próximos a móveis. Geralmente também são feitas de materiais para evitar escorregões, mas também há opções mais felpudas para quartos e salas.
Feitos com materiais mais resistentes, os capachos são os tapetes que colocamos na entrada das casas para limparmos os pés e deixar a sujeira do lado de fora. E também são usados como cartão de visitas para nossos convidados, vale a pena investir em modelos mais alegres e com frases divertidas de boas-vindas.
Esses são os tipos mais usados nas casas. Essas cortinas são feitas de tecido, como voal ou camurça, e ficam presas em varões ou trilhos.
Ideais para diminuir a luminosidade, as persianas são formadas por lâminas presas por um cordão,que giram vertical ou horizontalmente. Os modelos mais comuns são de alumínio e de madeira.
Esse tipo de cortina tem o mesmo sistema de funcionamento das persianas. A diferença é que são confeccionadas com tecidos.
Esse tipo de persiana é normalmente feito de sarja ou lona. Os painéis ficam fixados em trilhos e se abrem horizontalmente.
A cortina romana é caracterizada pelo design clássico em camadas. Esse modelo também é conhecido como persiana vertical.
Essas cortinas possuem um mecanismo especial que se enrola para o fechamento. Dessa forma, elas ficam ocultas quando estão abertas.
A persiana celular abre e fecha verticalmente formando uma espécie de sanfona. Esse modelo tem o design inspirado em colmeias.
Depois de conhecer tantos modelos de tapetes e cortinas, você deve estar se perguntando quanto custa cada uma das opções. O valor pode variar de acordo com o modelo e o material do produto, mas na Tumelero você certamente encontrará algo dentro do seu orçamento.
Carrinho