As luvas de proteção são um dos principais equipamentos de proteção individual (EPI) usados para proteger os trabalhadores em obras comerciais e residenciais.
O uso desse tipo de equipamento é exigido por lei e pode gerar multas para as empresas que não equipam seus funcionários corretamente.
As luvas protegem de cortes, do contato direto com substâncias químicas e abrasivas, além de facilitar a pega de materiais, evitando que uma ferramenta ou embalagem escorregue das mãos.
Esses pequenos deslizes podem causar acidentes graves, o que pode trazer danos permanentes para a saúde física.
Na hora de comprar uma luva de proteção é importante saber em que tipo de serviço ela será utilizada. Assim, você escolhe corretamente o tipo de material e acabamento.
Precisa de luvas de proteção no seu trabalho? Confira a seleção de produtos que a Tumelero tem para você e aproveite nossas ofertas!
As luvas de proteção como o próprio nome diz servem para proteger as mãos e os punhos durante o manuseio de ferramentas elétricas e manuais, transporte de materiais de construção, pinturas e outras atividades.
Alguns modelos especiais cobrem todo o antebraço, garantindo mais proteção para o trabalhador.
Por isso, esse é um dos itens para evitar acidentes de trabalho, principalmente em quem faz pequenos reparos em casa.
A inexperiência, geralmente nos coloca em risco e ter um par de luvas de vaqueta pode ajudar bastante.
Na Tumelero, você encontra diversas opções e marcas de luvas de proteção para nunca ser pego desprevenido ou se arriscar em um trabalho sem nenhum EPI.
Existem diversas opções de luvas de proteção e cada uma se adequa melhor a um tipo específico de trabalho.
Afinal, usar uma luva de látex para manusear uma empilhadeira não faz sentido, não é mesmo? Conheça os principais modelos de luvas de proteção e a finalidade de cada um:
- Luva de raspa de couro: é fabricada com pele bovina revestindo a camada interna da peça. Por isso, pode ser usada em trabalhos pesados como para transportar materiais de construção escoriantes como blocos de concreto e tijolo, em serviços de carpintaria, soldagem, entre outros.
- Luva de vaqueta: esse modelo é produzido com pele bovina, mas na parte externa. Isso faz com que a parte interna seja mais macia e confortável, melhorando o tato durante o trabalho. É uma luva resistente e durável, utilizada na construção civil, metalúrgicas, serviços elétricos, etc.
- Luva de látex: o látex é um tipo de borracha, o que faz com que as luvas sejam bem elásticas, facilitando o encaixe nas mãos. Porém, não resiste aos trabalhos pesados, sendo recomendada para trabalhos leves como misturas de cimento, argamassa e também nas atividades de limpeza pós-obra para proteger as mãos dos produtos de limpeza mais pesados e com químicas mais fortes e/ou abrasivas.
- Luva de algodão: as luvas de proteção fabricadas com algodão são recomendados para manusear materiais cortantes, afiados ou abrasivos como cerâmicas, metais e peças de vidro.
- Luva de fibra de vidro: já a fibra de vidro produz luvas de proteção altamente resistentes, melhorando a “pega” de toras de madeira, chapas de metal para corte, cerâmica, etc.
- Luva suedine: é fabricada com tecido de algodão (suedine), revestida com borracha nitrílica na palma, dedos e dorso das mãos. É uma luva de proteção indicada para trabalhos com agentes mecânicos por facilitar a aderência, no manuseio de peças grandes e serviço de carga e descarga.
- Luva predador: esse tipo de luva de proteção tem poliéster com algodão ou couro na composição. É ideal para proteger os trabalhadores nos serviços de carga e descarga de materiais de construção e em outras atividades nas quais os materiais possuem quinas ou bordas cortantes ou perfurantes.
- Luva grafatex: é feita de aramida, um material com ótimo poder como isolante térmico. Por isso, as luvas grafatex são muito utilizadas em locais com alta temperatura e agentes mecânicos como as siderúrgicas, por exemplo.
- Luva carbocut: já o carbocut possui fibra de vidro e poliéster na composição. Essa junção cria uma luva de proteção eficiente contra objetos e materiais perfurantes e cortantes, substâncias abrasivas e escoriantes.
- Luva nitrílica: esse modelo de luva de proteção é um EPI utilizado na agricultura para manusear e misturar produtos químicos como pesticidas e óleos. Também é utilizada na medicina pelos médicos de trauma nos atendimentos de emergência como o SAMU.
- Luva multitato: as luvas de proteção multitato possuem um reforço na palma e nas pontas dos dedos feita de poliuretano (PU) e outros materiais sintéticos. O efeito é igual ao de um antiderrapante que aumenta o atrito e evita que o produto escape das mãos. É útil nos serviços em linhas de montagem de fábricas, produção de equipamentos eletrônicos e carga e descarga de materiais.
Agora que você conhece os principais tipos de luvas de proteção, confira as promoções das melhores marcas de luvas de proteção.
Usando e fazendo a limpeza correta após o uso, as luvas podem ser reutilizadas várias vezes. Lembrando que cada profissional deve ter o seu par e não trocá-lo com os colegas.
Confira a categoria completa de EPI e faça seu pedido com todos os equipamentos para trabalhar com total segurança e proteção!
Carrinho